Hi there, tudo certinho por aí?
INTRODUÇÃO
Hoje vamos desvendar mais um daqueles mistérios que, no fundo, no fundo, são mais fáceis que zerar a primeira fase do seu game favorito.
Sabe quando você está contando uma fofoca… digo, uma novidade… para um amigo? Você diz assim: “Cara, eu vi a Ana na praça. Aí eu chamei a Ana pra tomar um sorvete. E eu dei um chocolate para a Ana.”
Soa um pouco repetitivo, não acha? A gente fica repetindo “a Ana”, “a Ana”, “a Ana”… Parece um robô falando! Em português, a gente daria um jeitinho nisso, né? Diríamos:
“Cara, eu vi a Ana na praça. Aí eu a chamei pra tomar um sorvete. E eu dei um chocolate para ela.”
Viu só? Usamos “a” e “ela” para não ficar repetindo o nome da Ana. Essas palavrinhas mágicas, que substituem os nomes para a nossa fala ficar mais fluida e natural, são os pronomes.
Em inglês, a lógica é EXATAMENTE a mesma. E os heróis da nossa história de hoje são os object pronouns. O nome parece complicado? Que nada! Pensa neles como os “ajudantes” da frase.
Vamos mergulhar nessa missão!
MISSÃO 1
Entendendo a diferença entre o chefe e o funcionário
Para entender quem são os object pronouns, primeiro a gente precisa lembrar quem são os chefes da frase. Os chefes são os subject pronouns. São eles que mandam, que fazem a ação acontecer. Você já conhece essa turma:
I (eu)
you (você, vocês)
he (ele)
she (ela)
it (ele/ela para coisas, animais, etc.)
we (nós)
they (eles/elas)
Eles sempre vêm no começo da frase, mandando ver na ação. Olha só:
- I love chocolate. (Eu amo chocolate.) -> Quem ama? Eu. Eu sou o chefe da ação.
- She plays video games. (Ela joga videogame.) -> Quem joga? Ela. Ela é a chefe.
- They go to school. (Eles vão para a escola.) -> Quem vai? Eles. Eles são os chefes.
Fácil, né? Essa parte você já tira de letra.
Agora, o object pronoun é o funcionário. Ele não faz a ação. Ele recebe a ação. Ele é o alvo do verbo, o destino da flecha. Se o I (eu) chuta a bola, a bola é o objeto. Se a she (ela) liga para alguém, esse alguém é o objeto.
O object pronoun é quem sofre as consequências (boas ou ruins) da ação do chefe!
MISSÃO 2
Conhecendo a equipe dos ajudantes (object pronouns)
Chegou a hora de conhecer a escalação completa do time dos object pronouns. Prepara o print, anota no caderno, cola na parede do quarto, porque essa galera vai salvar seu inglês!
Cada chefe (subject pronoun) tem o seu ajudante (object pronoun) correspondente.
Chefe (Subject Pronoun) | Ajudante (Object Pronoun) | Tradução do Ajudante |
---|---|---|
I (Eu) | me | me, mim, a mim |
You (Você) | you | te, ti, a você, o, a |
He (Ele) | him | o, a ele, lhe |
She (Ela) | her | a, a ela, lhe |
It (Ele/Ela – coisa/animal) | it | o, a, lhe |
We (Nós) | us | nos, a nós |
They (Eles/Elas) | them | os, as, a eles, a elas, lhes |
PAUSA! Respira fundo. Olhou a tabela? Parece muita coisa? Calma, vamos ver na prática como é moleza. A principal regra de ouro é: os object pronouns geralmente vêm DEPOIS do verbo. Eles estão lá pra receber a ação.
Vamos ver um por um? Vem comigo!
I (eu) vira ME (me, mim)
Quando a ação de outra pessoa cai sobre eu, a gente usa me.
- She called me yesterday. (Ela me ligou ontem.)
Quem fez a ação de ligar? She (ela). Ela é a chefe. Para quem ela ligou? Para mim! Eu recebi a ligação. Então, em vez de “She called I”, que está super errado, usamos “She called me”.
- My mom gave this book to me. (Minha mãe deu este livro para mim.)
Quem deu o livro? My mom. Ela é a chefe da ação. O livro foi dado para quem? Para mim.
You (você) continua you (te, a você, a vocês)
Essa é a pegadinha do bem! O you é teimoso e não muda. Ele é chefe e ajudante ao mesmo tempo. Como saber a diferença? Pela posição na frase!
- You are my best friend. (Você é meu melhor amigo.)
Aqui, you está no começo, fazendo a ação de ser. Ele é o chefe.
- I will help you with your homework. (Eu vou ajudar você com sua lição de casa. / Eu vou te ajudar…)
Quem vai ajudar? I (eu). Eu sou o chefe. Quem vai receber a ajuda? Você. Por isso, usamos you depois do verbo help.
He (ele) vira him (o, a ele)
Quando a gente fala de um menino, um homem, um garoto, e ele recebe a ação, o he se transforma em him.
- I saw him at the park. (Eu o vi no parque.)
Eu (I) fiz a ação de ver. Quem foi visto por mim? Ele. Então, usamos him. I saw he é um erro clássico! Fuja dele!
- The teacher is talking to him. (A professora está conversando com ele.)
Quem está conversando? The teacher. Para quem ela está conversando? Com ele.
She (ela) vira her (a, a ela)
A mesma lógica do him, mas agora para meninas, mulheres, garotas. She vira her.
- My dad bought a present for her. (Meu pai comprou um presente para ela.)
Quem comprou? My dad. O presente foi para quem? Para ela.
- I like her a lot. She is very funny. (Eu gosto muito dela. Ela é muito engraçada.)
Quem gosta? I (eu). Eu gosto de quem? Dela. Por isso I like her.
It (ele/ela – coisa/animal) continua it (o, a)
Outra pegadinha do bem, igual ao you. O it também não muda de forma. Usamos para objetos, animais (quando não sabemos o sexo ou não temos uma relação pessoal), ideias, etc.
- Your dog is so cute! I want to pet it. (Seu cachorro é tão fofo! Eu quero fazer carinho nele.)
Quem quer fazer carinho? I. Em quem? No cachorro. Como o cachorro é um animal, usamos it.
- I have a new bike. I ride it every day. (Eu tenho uma bicicleta nova. Eu ando nela todos os dias.)
Quem anda? I. Eu ando em quê? Na bicicleta. A bicicleta é uma coisa, então usamos it.
We (nós) vira us (nos, a nós)
Quando a ação acontece para o nosso grupo, para nós, usamos us.
- The principal called us to her office. (A diretora chamou a gente / nos chamou para a sala dela.)
Quem chamou? The principal. Quem ela chamou? Nós. Então usamos us.
- My grandma will travel with us to the beach. (Minha avó vai viajar com a gente / conosco para a praia.)
A avó vai viajar na companhia de quem? Do nosso grupo, de nós.
They (eles/elas) vira them (os, as, a eles, a elas)
E finalmente, quando falamos de um grupo de outras pessoas, animais ou coisas que recebem a ação, they vira them.
- Your parents are here. I need to talk to them. (Seus pais estão aqui. Eu preciso conversar com eles.)
Quem precisa conversar? I. Com quem? Com seus pais, ou seja, com eles.
- I love my books. I read them all the time. (Eu amo meus livros. Eu leio eles o tempo todo.)
Quem lê? I. O que eu leio? Meus livros, ou seja, eles. Por isso, I read them.
Ufa! Passamos por todos eles. Viu como a lógica se repete? O chefe faz a ação, o ajudante recebe. Simples assim!

MISSÃO 3
A Regra de Ouro das Preposições
Lembra que eu falei que os object pronouns geralmente vêm depois do verbo? Pois é. Eles também têm outro lugar garantido na frase: depois de preposições.
“Preposições? O que é isso, professor?”
Calma, calma! Preposições são aquelas palavrinhas curtinhas que ligam as ideias. Palavras como:
- for (para, por)
- to (para, a)
- with (com)
- about (sobre)
- from (de, vindo de)
- in (em, no, na)
- on (em, no, na, sobre)
Regra secreta e infalível: Se você vir uma dessas palavrinhas, o pronome que vem logo depois tem que ser um object pronoun. Sempre. Sem exceção. É lei!
Olha os exemplos:
This letter is for I? (Errado!) → This letter is for me. (Esta carta é para mim.)
She is waiting for he? (Errado!) → She is waiting for him. (Ela está esperando por ele.)
Can you go with we? (Errado!) → Can you go with us? (Você pode ir com a gente / conosco?)
I want to talk about they? (Errado!) → I want to talk about them. (Eu quero falar sobre eles.)
Essa dica é poderosa! Viu uma preposição, já sabe que o pronome seguinte é da turma do me, you, him, her, it, us, them.
MISSÃO FINAL
Hora do Desafio!
Agora é com você! Vamos ver se a missão foi um sucesso. Tente completar as frases abaixo com o object pronoun correto. As respostas estão lá no finalzinho, sem espiar, hein?
My sister is my best friend. I love ______ very much. (minha irmã)
Your shoes are dirty. You need to clean ______. (seus sapatos)
We are going to the cinema. Do you want to come with ______? (nós)
He is a great singer. I really like to listen to ______. (ele)
I need help with this exercise. Can you help ______? (eu)
Where is your father? I have a gift for ______. (seu pai)
The students are making too much noise. The teacher will talk to ______. (os alunos)
MISSÃO CUMPRIDA!
E aí, guerreiro do inglês? Sobreviveu à missão? Tenho certeza de que sim!
GABARITO DO DESAFIO
My sister is my best friend. I love her very much. (Minha irmã é minha melhor amiga. Eu a amo muito.)
Your shoes are dirty. You need to clean them. (Seus sapatos estão sujos. Você precisa limpá-los.)
We are going to the cinema. Do you want to come with us? (Nós estamos indo ao cinema. Você quer vir com a gente?)
He is a great singer. I really like to listen to him. (Ele é um ótimo cantor. Eu gosto muito de ouvi-lo.)
I need help with this exercise. Can you help me? (Eu preciso de ajuda com este exercício. Você pode me ajudar?)
Where is your father? I have a gift for him. (Onde está o seu pai? Eu tenho um presente para ele.)
The students are making too much noise. The teacher will talk to them. (Os alunos estão fazendo muito barulho. O professor vai falar com eles.)
Veja também:
⇒ MAKE OUT TO BE | O que significa esta expressão
⇒ SCREW OVER | O que significa este phrasal verb